terça-feira, 28 de agosto de 2012

Revisão de ciências mensal 3º bimestre

Estudar na apostila páginas 70 a 79; e 100 a 120

Topicos:

- Explique a função e como funciona o Sistema Urinário, Respiratório, e Digestorio

Urinário:



O sistema urinário tem como função remover do organismo humano toxinas, e filtrar o sangue. É composto por:
Rins - transformam em urina a água e as substâncias químicas removidas do sangue que ele filtrou através dos néfrons (glomérulo renal, capilares, e tubulo renal)
Ureteres - drenam a urina dos rins até a bexiga
Bexiga - armazena a urina até que possa ser eliminada
Uretra - canal através do qual a urina é expelida do corpo

A urina elimina o excesso de uréia, que é produzida quando alimentos contendo proteínas (carnes, laticínios, certos vegetais) são processados pelo corpo.

Slideshow:





Leia mais sobre o assunto nos links :  http://pt.wikipedia.org/wiki/Aparelho_urin%C3%A1rio , http://www.suapesquisa.com/pesquisa/sistema_urinario.htm , http://www.brasilescola.com/biologia/sistema-excretor.htm , http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/excrecao2.php
------------------------------------------------------------------------------------------------

Respiratório:



A respiração, ou troca de substâncias gasosas (hematose) - O2 e CO2 , entre o ar e a corrente sanguínea, é feita pelo aparelho respiratório que é formado por: nariz, cavidade nasal, faringe, laringe, traquéia, brônquios e pulmões com bronquíolos e alvéolos.

Nariz: É formado por duas cavidades separadas pelo septo nasal, que é uma mucosa. A função é reter as impurezas do ar. Esse muco é cheio de pelinhos que funcionam como cílios além de aquecer o ar.

Apos passar pelo nariz, faringe, laringe, e traqueia (tubo constituído de anéis cartilaginosos) o ar chega nos brônquios (tubos menores em que a traqueia foi se transformando). Daí os brônquios adentram nos pulmões (protegidos pela caixa torácica) e vão ficando menores (bronquíolos). Dentro do pulmão existem alvéolos que são responsáveis pela hematose.

Nos alvéolos pulmonares, o oxigênio (O2) passa para o sangue (glóbulos vermelhos), enquanto o gás carbônico (CO2) o abandona. Este intercâmbio de gases ocorre obedecendo às leis físicas da difusão.
Sistema respiratório.

Slideshow:



Leiam mais sobre o assunto nesses links: http://www.afh.bio.br/resp/resp1.asp , http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_respirat%C3%B3rio , http://www.infoescola.com/biologia/sistema-respiratorio/ , http://www.colegioweb.com.br/biologia/o-que-e-sistema-respiratorio.html , http://www.algosobre.com.br/biologia/sistema-respiratorio.html
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Digestório:



O tubo digestivo apresenta as seguintes regiões; boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. A parede do tubo digestivo tem a mesma estrutura da boca ao ânus, sendo formada por quatro camadas: mucosa, submucosa, muscular e adventícia.

Os dentes e a língua preparam o alimento para a digestão, por meio da mastigação, os dentes reduzem os alimentos em pequenos pedaços, misturando-os à saliva, o que irá facilitar a futura ação das enzimas. A língua movimenta o alimento empurrando-o em direção a garganta, para que seja engolido.

A presença de alimento na boca, como sua visão e cheiro, estimula as glândulas salivares a secretar saliva.
O alimento, que se transforma em bolo alimentar, é empurrado pela língua para o fundo da faringe, sendo encaminhado para o esôfago, impulsionado pelas ondas peristálticas levando entre 5 e 10 segundos para percorrer o esôfago, tubo que empurra o alimento por movimentos peristálticos até o estômago. No estômago, o alimento é misturado com o suco gástrico (solução rica em ácido clorídrico e em enzimas (pepsina e renina).O alimento pode permanecer no estômago por até quatro horas ou mais e se mistura ao suco gástrico auxiliado pelas contrações da musculatura estomacal. O bolo alimentar transforma-se em uma massa acidificada e semilíquida, o quimo.O quimo vai sendo, aos poucos, liberado no intestino delgado, onde ocorre a parte mais importante da digestão.
Percurso do alimento no sistema digestório.
O intestino delgado é dividido em três regiões: duodeno, jejuno e íleo. A digestão do quimo ocorre predominantemente no duodeno e nas primeiras porções do jejuno. No duodeno atua também o suco pancreático, produzido pelo pâncreas, que contêm diversas enzimas digestivas. Outra secreção que atua no duodeno é a bile, produzida no fígado, que apesar de não conter enzimas, tem a importante função, entre outras, de transformar gorduras em gotículas microscópicas.

O reto, parte final do intestino grosso, fica geralmente vazio, enchendo-se de fezes pouco antes da defecação. A distensão provocada pela presença de fezes estimula terminações nervosas do reto, permitindo a expulsão de fezes, processo denominado defecação.

Slideshow:




Leiam mais sobre o assunto nesses links: http://www.webciencia.com/11_22digestao.htm , http://sociencias.wordpress.com/category/sistema-digestivo/ , http://www.afh.bio.br/digest/digest1.asphttp://pt.wikipedia.org/wiki/Aparelho_digestivo , http://www.brasilescola.com/biologia/sistema-digestivo.htm
-------------------------------------------------------------------------------------------------------

- Composição da Urina

A urina é composta de: 95% de água, e 5% de ureia, ácido úrico, e sais minerais.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

- O que é quilo e o que é quimo

Quimo: Bolo Alimentar | Quilo: Bolo Fecal.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

- Toxinas eliminadas pela urina

Ureia, creatinina, e ácido úrico.

0 comentários: